segunda-feira, 15 de abril de 2013

Pico do Corcovado de Ubatuba

Pico do Corcovado de Ubatuba é uma montanha imponente com 1168 metros de altitude, existem 02 acessos para chegar em seu cume, um por Ubatuba no bairro do Corcovado e outro por São Luiz de Paraitinga, mais precisamente pelo Pq. Estadual da Serra do Mar.
Pico do Corcovado visto do campo de futebol no início da trilha.

Essa aventura foi realizada pelos  mochileiros Tui, Claudio, Wagner, Diego e Vinícius.

Optamos subir pelo bairro do Corcovado, a trilha é menos longa mas muito mais íngrime pois começa praticamente ao nível do mar.

Para chegar na trilha é preciso pegar a BR 101, seguir até 100m após a entrada da Praia de Fortaleza (sentido Ubatuba)  pegar à estrada da Folha Seca (lado oposto à entrada da praia), seguir por aprox. 400m e virar à esquerda na Estrada do Corcovado, seguir por 3km até o número 3150, virar à direita passar pela ponte de concreto, seguir e entrar na 2ª rua à direita (a 1ª tem uma placa informando sobre uma reserva indígena). Seguir em frente até encontrar um campo de futebol e estacionar na rua próximo ao campo (uma corrente impedia a passagem do veículo conforme a foto abaixo).  

Para acessar a trilha é só seguir a rua em frente (foto), passar pela ultima casa do lado direito e logo verá a trilha. Não acessar a trilha do lado esquerdo da rua próximo à um campo aberto e desmatado, essa trilha sairá num bananal e não tem saída. 
A trilha começa depois de uma casa  e seguindo até o rio pega-se a ultima picada a esquerda antes do mesmo, mais a frente atravessa-se um rio e a continuação da trilha está bem a frente as pedras que são utilizadas para a travessia do rio.
Andando mais alguns minutos e se atravessa-se outro rio, agora a continuação da trilha vai estar um pouco à esquerda das pedras utilizadas para a travessia. 

Daqui até a crista da montanha a trilha segue sem desvios, as poucas saídas da trilha principal levam geralmente a pequenos poços e pequenas cachoeiras que descem a montanha e vão estar sempre à esquerda da trilha para quem está subindo.



Depois do segundo rio a trilha se embrenha mata adentro e depois de 2:30hs de caminhada se alcança a Pedra da Igrejinha com seus 450 metros de altitude e de lá se tem o 1º grande visual da Praia Brava, dessa pedra também se avista o Pico do Corcovado mas como o dia estava nublado não conseguimos visualiza-lo.

Existe uma corda (não muito confiável) para acessar a pedra, mas se não se sentir confortável para subir pode-se subir a próxima pedra que fica a poucos metros subindo a trilha e dá um visual igualmente lindo.
A trilha à partir desse ponto começa a ficar mais íngrime e logo alcançamos a espessa neblina e nossa visão ficou resumida à poucos metros à frente.



 Depois de 2hs de caminhada após a Pedra da Igrejinha chega-se à uma clareira a aproximadamente 760 metros de altitude onde encontra-se uma trilha à esquerda que leva até uma queda d'agua. 
Na clareira a continuação da trilha fica à direita e a trilha fica cada vez mais íngrime e depois de 1 h chega-se  à outra clareira a 1050 metros de altitude já na crista da serra. à partir dai a trilha fica relativamente plana (até a base do Corcovado) com uma vegetação mais baixa e repleta de bromélias. 
Seguindo a trilha chega-se à uma pedra que está escovado com o constante pisoteio das pessoas que fazem a trilha. Suba-a (não continue na trilha ela não lhe levará ao cume). Logo após você terá a magnífica visão do Corcovado de Ubatuba à sua esquerda.
Após a pedra siga por aproximadamente 20 minutos até a rampa que dá acesso ao pico, essa rampa é bem íngrime e com muita erosão devido ao constante pisoteio. No final da subida a trilha à direita leva à um ótimo lugar para acampamento para aprox. 8 barracas (foto abaixo). Para acessar o cume só seguir a trilha à esquerda.


Finalmente o cume do Pico do Corcovado, aprox. 7hs de caminhada longa, exaustiva mas recompensadora que te leva até um dos pontos mais altos da Serra do Mar em São Paulo com 1168m.
No topo existe um bom local para acampar com lugar para aprox. 4 barracas.
Vinícius tirando uma soneca depois da longa e cansativa subida.
Crista da serra aonde fica a trilha.



Mirante natural próximo ao cume e mar de nuvens ao fundo.


Nesse dia não tivemos visão do litoral devido as nuvens que o cobriam, mas em compensação o tapete de nuvens estava magnífico e recompensava isso.
Por do sol

Dormimos meio apreensivos devido aos raios e trovões ao longe que nos avisavam sobre a possível tempestade e como estávamos em um lugar alto e desprotegido poderia ser bem perigoso, mas depois de algum tempo os raios e trovões cessaram e dormimos bem.

Na manhã seguinte outro espetáculo da natureza estava por vir......o nascer do sol. O tapete de nuvens estava lá mas nos deixava ver um pequeno trecho do litoral perto do centro de Ubatuba.

.
Tomamos nosso café da manhã e partimos antes da 8hs porque a descida é longa e cansativa devido à sobrecarga nos joelhos e pés.



Na descida paramos para abastecer nossas garrafas no mesmo ponto de água da subida e continuamos descendo até chegar uma bifurcação após a Pedra da Igrejinha que nos leva à um poço e uma pequena queda d'agua onde tomamos um banho e nos refrescamos porque o calor estava forte.
Pequeno réptil.


                                     


Depois do banho continuamos descendo a trilha e após 5 horas de caminhada desde o Corcovado chegamos ao final da trilha.


Chegada no campo de futebol após 5 horas de caminhada montanha abaixo.
Da esquerda para direita: Diego,Vinícius, Wagner, Claudio e  Tui 
 A trilha do Corcovado é uma trilha relativamente difícil e desaconselhável para pessoas sem algum preparo físico e experiência em trilhas. Praticamente toda a trilha é feita em meio a mata e com poucos mirantes e é necessário levar repelente contra mosquitos e protetor solar. 

                                         

3 comentários:

  1. De grandiosa valia aos próximos aventureiros que poderão economizar tempo para focar em outros interesses

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo comentário Arthur!!
    Boas caminhadas

    ResponderExcluir
  3. Para visitar a Unidade de Conservação e realizar atividades em seus atrativos, é necessário entrar em contato para acessar as opções e agendar seus roteiros.

    Segue algumas informações importantes para agendamento de visitas ao Pico do Corcovado.

    A Agência, Guia ou interessado em fazer visita ao Pico do Corcovado terá que solicitar os procedimentos de reserva ao responsável pelo agendamento do Núcleo Picinguaba.

    A administração da UC, envia ao solicitante os procedimentos necessários, que devolve o formulário de reserva preenchido. Caso não sejam constatados irregularidades, o mesmo enviará o restante dos dados do grupo, assim como, o seguro de vida de cada participante.

    Com o formulário correto, o Núcleo Picinguaba emite a confirmação de reserva ao solicitante e também providencia o envio da carta a Polícia Ambiental.

    Quem poderá cobrar pela atividade?

    Somente Guia ou Agência de Turismo com Cadastur (cadastro junto Ministério do Turismo) poderá realizar atividades comerciais no Pico do Corcovado, mediante autorização prévia.

    Demais pessoas não poderão realizar atividades comerciais na trilha!

    Se a atividade não for comercial, caberá ao solicitante comunicar sua visita e se responsabilizará pela sua segurança e a do grupo que o acompanha.

    Para agendar sua visita entre em contato pelo e-mail: agendamento.picinguaba@gmail.com ou pelo cel (12) 99707-2426.

    ResponderExcluir